COMBATER A FOME É UMA DAS PRIORIDADES DO NOSSO MANDATO

Conheça a luta e conquistas da nossa Frente contra Fome na cidade do RJ

QUEM TEM FOME TEM PRESSA‼

 
No momento em que você está lendo este post, há muitos brasileiros que estão com o estômago vazio. O Brasil voltou a sentir fome, são 33 milhões de pessoas nessa situação em todo o país e em nossa cidade a situação também é grave. A pandemia aliada a um governo desgovernado nos levou a patamares de 20 anos atrás. Diante disso, no início de 2021, nosso mandato criou a Frente Parlamentar contra a Fome. De lá pra cá, temos conseguido avançar em diversas pautas:
 
👉RESTAURANTES POPULARES – Fiscalizamos e denunciamos a precariedade dos restaurantes populares em nossa cidade. Depois de audiências públicas e muita cobrança por parte do nosso mandato, o Governo do Estado se comprometeu em reabrir os Restaurantes que estão fechados na cidade, além de criar outras unidades. Mas até agora nenhuma unidade foi reaberta na capital! Um triste exemplo é o descaso com o Restaurante Popular Betinho, na Central. O governo de Cláudio Castro prometeu a reinauguração para dezembro de 2021 e até o momento o restaurate segue fechado. A  possibilidade de se alimentar por um preço mais acessível não virou realidade para a população que trabalha ou habita a região da Central do Brasil. 
 
 
👉DISTRIBUIÇÃO DE REFEIÇÕES – Na data que o Restaurante Popular Betinho completou 21 anos (ele está fechado há seis anos) realizamos um  protesto com a distribuição de 500 quentinhas à população em situação de vulnerabilidade que circula ou mora na Central da Brasil. O Estado prometeu reabrir esse restaurante  e terá que cumprir a promessa! Não permitiremos que eles recuem.
 
 
👉 UNIÃO DE FORÇAS CONTRA A  FOME – Como presidente da Frente Parlamentar contra a Fome conhece de perto belo o trabalho de organizações da sociedade que estão na linha de frente do combate à fome, com a Ação da Cidadania e o Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade). Também conheci a primeira cozinha solidária da cidade do RJ, fruto de uma parceria do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) com o Movimento Único dos Camelôs (MUCA).
 
 
👉 COZINHAS COMUNITÁRIAS –Em nossa audiência pública a Prefeitura prometeu criar 28 cozinhas comunitárias no início de 2022.  Já estamos no segundo semestre a apenas 15 cozinhaas estão em funciomaneto em toda cidade. 
 
 
👉MAPA DA FOME – Em dezembro de 2021 assinamos um termo de cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro para a criação do Mapa da Fome em nossa cidade. A prefeitura não tem um estudo como esse e por isso mapear onde estão os principais bolsões de pobreza e fome da cidade. Para que tenhamos políticas públicas eficientes, precisamos saber o tamanho do problema e onde ele está.
 
Em 2022 vamos continuar cobrando que Prefeitura e Governo do Estado cumpram suas obrigações e ajudem o RJ a sair desta situação tão difícil de fome e insegurança alimentar
 
#QuemTemFomeTemPressa
Vereador Dr. Marcos Paulo