Protetoras de animais são homenageadas pela Câmara dos Vereadores do Rio

Vereador Dr. Marcos Paulo organizou evento pelo Dia Internacional da Mulher

 

Vereador Dr. Marcos Paulo organizou evento, que lotou auditório, na palestra sobre cuidados com a saúde da mulher

A rotina corrida de cuidar da família, da casa, de trabalhar fora, dividida com os cuidados com os animais, teve uma importante pausa, nesta sexta-feira (10.03). As mulheres, protetoras e simpatizantes da causa animal, tiveram um tempo para cuidarem e refletirem sobre a própria saúde, no evento organizado pelo presidente da Comissão de Saúde Animal da Câmara do Rio, vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL), na Câmara dos Vereadores do Rio.

A iniciativa, para homenagear este grupo, teve o objetivo de fazer um alerta sobre a importância de cuidar da saúde. Além da homenagem e entrega de flores, foi realizada uma palestra sobre “Cuidados com a saúde da mulher”.

 

 

O estado do Rio de Janeiro tem cerca de 3,4 milhões de animais abandonados, segundo dados do IBGE e do Instituto Pet Brasil. Destes, 2,2 milhões são cães e 1,2 milhões são gatos.

Segundo o parlamentar, que atua pela causa animal no Rio, muitas das vezes, as protetoras deixam de cuidar da própria saúde para zelar pelos animais abandonados. Muitas integram ONGs que atuam na proteção animal, mas outras trabalham de forma independente ou em grupos informais recolhendo os animais das ruas, levando para castrar, vacinar e tratar de doenças e de ferimentos.

 

 

– Em alguns casos, elas deixam de cuidar da própria saúde ou da família para se dedicar aos animais. E, com isso, sofrem com o estresse, a falta de apoio e a violência dos que maltratam os animais. Por isso, organizamos este evento para que elas pudessem reservar um tempo para pensarem na própria saúde e no bem-estar – pontuou o vereador.

O deputado federal, Chico Alencar (PSOL), esteve presente no evento e enfatizou a capacidade do olhar atento do vereador Dr. Marcos Paulo à causa animal, às suas integrantes e à habilidade de interligar com a ação política global:

É muito bom que a Câmara, através do vereador Marcos Paulo, tenha também esse olhar para um aspecto, às vezes esquecido, da presença da mulher na humanidade, no nosso Rio de Janeiro, que é essa presença cuidadora, delicada, atenciosa e generosa. E, isso, às vezes, em prejuízo da sua própria saúde. O vereador tem essa marca muito bonita no mandato, embora não exclusiva, de interligar tudo – inclusive, com nossos irmãos de patas, asas e raízes -, com a ação política global. Isso tudo contribui para uma cidade mais humana, que, sem as mulheres, não será mais humana – pontuou.

 

Com uma abordagem leve, assertiva e esclarecedora, a dra. Sandra Gioia, presidente do Departamento de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), falou sobre o que de fato é saúde, deu orientações de cuidados como um todo, abordando, inclusive, sobre pequenos hábitos no dia a dia, que podem impactar o bem -estar e a qualidade de vida:

Saúde não é a ausência de doença. Saúde é estar bem consigo mesma, com o próximo e com a natureza. A saúde é um todo. Com isso, o objetivo da palestra é que as mulheres sejam capazes de proporcionar uma sociedade mais justa e igualitária. – destacou a mastologista, que sanou os mais variados tipos de dúvidas das protetoras.

Ao final da palestra, o vereador Dr. Marcos Paulo entregou flores às participantes em homenagem às comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Vereador Dr. Marcos Paulo