Mais de 300 representantes de ONGs, protetores e voluntários da proteção animal lotaram o plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na noite do dia 04 de outubro, em uma celebração pelo Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.
A convite do vereador Dr. Marcos Paulo (Psol), presidente da Comissão Especial de Saúde Animal da Câmara RJ, 55 protetores receberam Moções de Louvor por sua participação ativa e voluntária em prol dos animais. São pessoas que atuam resgatando, cuidando e buscando adoção para os milhares de animais que vivem abandonados nas ruas do Rio de Janeiro.
MEDALHAS SÃO FRANCISCO PARA PRECURSORAS
Para compor a mesa e receber a medalha São Francisco de Assis pelo trabalho desempenhado ao longo de décadas na proteção animal do Rio de Janeiro foram convidados o presidente da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), Marcelo José Mattos Marques; e as protetoras Dona Edina Ferreira Prado (Campo Grande), Dona Maria da Graça Felipe Covazzoli (Vila Isabel) e Dona Leda Leite Leal da Costa (Jacarepaguá), todas com mais de 40 anos de proteção.
Após receber a medalha de São Francisco, Dona Leda fez um discurso que arrancou lágrimas das pessoas ao relembrar a história das protetoras pioneiras na proteção animal, que começaram há 50, 60 anos e batalharam muito pelos animais abrindo caminho para a atuação de ONGs e protetores hoje:
— Era um momento muito diferente, não existia internet, não tinha feira de adoção de filhotes, nem políticos que lutassem pela causa da proteção animal. Elas lutaram contra as carrocinhas e em um momento difícil em que a raiva atingia muitos animais. Vocês não fazem ideia do quanto esse evento aqui é importante, eu imagino o que elas sentiriam se pudessem estar aqui conosco — disse Dona Leda, muito emocionada e emocionando a todos.
A Suipa, maior e mais antiga ONG de proteção animal do Rio de Janeiro, com 76 anos de idade e cerca de 3.500 animais abrigados, foi a grande homenageada da noite. Representada por seu presidente Marcelo José Mattos Marques, que também recebeu a medalha São Francisco de Assis. Em seu discurso de agradecimento, o presidente da Suipa estendeu a homenagem aos mais de 100 funcionários da Suipa e ressalou que é muito difícil atuar sem recursos públicos e sem qualquer apoio da prefeitura.
“TEMOS QUE HOMENAGEAR NOSSOS HERÓIS”
Ao final do evento, o vereador agradeceu a presença e o apoio dos mais de 300 convidados e homenageados que compareceram à celebração. Dr. Marcos Paulo destacou a importância de a Proteção Animal exercer a sua força:
— Neste momento em que o Rio sofre com a omissão da Prefeitura em relação aos animais, principalmente os abandonados nas ruas da cidade, me sinto honrado em poder representar e homenagear todos os heróis que trabalham de forma voluntária na proteção animal do Rio de Janeiro. Juntos somos mais fortes para denunciar a omissão da prefeitura e cobrar políticas públicas eficazes — ressaltou o vereador.
CONFIRA ABAIXO AS MOÇÕES ENTREGUES PELO VEREADOR DR. MARCOS PAULO
As fotos foram feitas pela assessoria do vereador e podem ser baixadas, copiadas e republicadas à vontade em redes sociais, blogs e sites.