Vereador Dr. Marcos Paulo

CONSEGUIMOS!!! VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA VOLTA AO RJ

Conheça a luta do nosso mandato para trazer a Campanha de Vacinação Antirrábica de volta ao RJ

 

 

Após muita luta de nosso mandato, e com apoio de todos que confiaram no nosso trabalho, conseguimos trazer de volta ao Rio de Janeiro a Campanha Gratuita de Vacinação contra a Raiva neste ano de 2021. A previsão é de que a imunização de cães e gatos seja realizada em cinco etapas, entre os meses de setembro e novembro de  (Confira abaixo o cronograma de vacinação).

Como presidente da Comissão de Saúde Animal da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, denunciei a ausência da campanha em 2019 e lutei muito, inclusive acionando o Ministério Público Federal, para que o RJ retornasse ao calendário da Campanha Nacional contra a Raiva. 

Em 2020, após nosso trabalho, o Rio de Janeiro foi um dos poucos estados do país a receber doses contra a raiva, mas por conta da péssima gestão do governo Crivella, a mobilização para a campanha foi feita de maneira insatisfatória.

Para 2021, já temos o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de que teremos uma cobertura vacinal de 650 mil doses, o que deverá propiciar ao carioca fácil acesso à vacina que protege cães e gatos desta doença tão grave.

 

 

No dia 28 de maio deste ano de 2021, durante audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores, cobrei publicamente da prefeitura (vídeo acima) um cronograma de vacinação contra a Raiva para este ano de 2021. Em resposta às nossas cobranças, segue abaixo o calendário previsto pela prefeitura para a campanha deste ano na cidade do RJ:

 

CRONOGRAMA ATUALIZADO DE VACINAÇÃO NA CIDADE DO RJ PARA 2021:

 

  • 1ª Etapa – 25/09 – Zona Sul, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio, Ilha do Governador, Mangueira, Benfica, São Cristovão, Praça da Bandeira, Tijuca, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú e Santa Tere.

 

  • 2ª Etapa – 09/10 – Manguinhos, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Parada de Lucas, Cordovil, Jardim América, Vigário Geral, Jacarezinho, Engenho da Rainha, Tomaz Coelho, Encantado, Méier, Água Santa, Pilares, Abolição, Engenho de Dentro, Cachambi, Lins de Vasconcelos, Piedade, Engenho Novo, Irajá, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Turiaçu, Vista Alegre, Colégio, Rocha e Vaz Lobo.

 

  • 3ª Etapa – 23/10 – Madureira, Quintino, Engenheiro Leal, Cascadura, Cavalcanti, Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Cidade de Deus, Guadalupe, Acari, Coelho Neto, Anchieta, Costa Barros, Honório Gurgel, Ricardo de Albuquerque e Pavuna.

 

  • 4ª Etapa – 06/11 –Senador Câmara, Bangu, Vila Kennedy, Padre Miguel, Realengo, Sulacap, Deodoro, Magalhães Bastos, Campo Grande, Inhoaíba, Vasconcelos, Cosmos e Santíssimo.

 

  • 5ª Etapa – 27/11 – Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba.

 

**Os postos e locais de vacinação em cada área serão divulgados pela prefeitura na semana de cada etapa.  

** Quem tiver mais de 10 animais em casa poderá solicitar a vacinação residencial pelo 1746 de prefeitura. Nesses casos, a imunização será agendada para depois do término da campanha nos  postos.

 

NOSSA MOBILIZAÇÃO DESDE 2019  FEZ DIFERENÇA 👊

Não teríamos conseguido essa vitória sem o apoio e a mobilização popular que fizemos em torno do tema.

Por isso preciso mais uma vez agradecer muito ao apoio de todos que confiaram no nosso trabalho em Defesa dos Animais. O apoio popular foi fundamental, ajudando a compartilhar nossas denúncias e a pressionar a prefeitura pelo retorno da vacinação.

Lembro que até junho de 2020 , quando entrei com representações no Ministério Público Federal e Estadual para garantir o retorno da vacinação, a prefeitura e o Estado do RJ não tinham qualquer previsão de que a vacinação ocorreria neste ano de 2020. 

 

O QUE FIZEMOS PARA TRAZER A VACINAÇÃO DE VOLTA AO RJ:

Nossa luta começou no meio do ano de 2019, quando denunciamos o aumento da circulação de vírus da raiva em morcegos em diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro. Em seguida denunciei que o município poderia ficar, pela primeira vez em anos, sem a campanha antirrábica. Infelizmente foi o que aconteceu em 2019.

 

Para evitar que os nossos animais domésticos ficassem mais um ano sem a vacinação contra a Raiva no Rio de Janeiro, começamos a cobrar desde o início de 2020, com falas em plenário e notificações oficiais.

Notificamos as três esferas do poder. Mas também entrei com representações no Ministério Público Federal e Estadual. Nessas representações nosso mandato exigiu o retorno da Campanha de Vacinação contra a Raiva explicando os riscos reais da interrupção dessa importante ação.

 

RJ VOLTOU A TER CASO DE MORTE POR RAIVA HUMANA DEPOIS DE 14 ANOS

Desde 2019, quando denunciei os riscos que corríamos com o adiamento da Campanha Nacional contra a Raiva em quase todo o país, venho alertando:

Há um aumento de circulação do vírus da raiva na cidade do Rio de Janeiro, detectado principalmente em morcegos na nossa cidade e em outros municípios vizinhos.

Em março de 2020, infelizmente, recebemos a notícia de morte por Raiva de um jovem que teria contraído a doença ao ser mordido por um morcego, no município de Angra dos Reis. Foi a primeira morte por raiva humana nos últimos 14 anos no Estado do RJ.

E neste ano de 2021 vimos um caso de raiva detectado em um cachorro, o que não acontecia no RJ desde 1985. O que reforça nossa preocupação para que a vacinação ocorra de forma ampla em nossa cidade.

 

LEVANTAMENTO MOSTRA RAIVA EM 14 BAIRROS DO RJ

Um levantamento feito pelo meu gabinete, com base em números da Secretaria de Saúde e de controle de Zoonoses, mostra que os casos de raiva em morcegos detectados na cidade do Rio de Janeiro vêm crescendo de forma acelerada. Saltaram de 3 ocorrências, em 2018, para 16 no ano de 2019 e 15 ocorrências em 2020. 

Neste ano de 2021 já foram detectadas 9 ocorrências somente de janeiro a junho. Isso não é pouca coisa.

 

 

Nos dois últimos anos, conforme mostra o mapa acima, foram detectados morcegos com raiva nos seguintes bairros da cidade do RJ:

  • Lagoa
  • Leblon
  • Vila Isabel
  • Andaraí
  • Grajaú
  • Ilha do Governador
  • Méier
  • Engenho de Dentro
  • Madureira
  • Anchieta
  • Jacarepaguá
  • Campo Grande
  • Cosmos e Guaratiba.

 

 

Importante destacar que os animais silvestres como morcegos são os principais transmissores da Raiva para os animais domésticos como cães e gatos.

Mesmo os morcegos não hematófagos, que não se alimentam de sangue. Eles não precisam morder cães e gatos. Basta que um cão ou gato morda um morcego vivo ou morto doente e infectado por exemplo.

 

RAIVA NÃO TEM CURA E É FATAL

A raiva é uma doença fatal ainda sem cura e precisa ser combatida e prevenida com seriedade. Se um animal doméstico for contaminado por um morcego ele pode contrair a raiva e transmiti-la para os seres humanos. Para evitar que isso aconteça, a solução é a vacina.

Mesmo com a pandemia, temos que trabalhar e cobrar o planejamento de nossas campanhas de vacinação contra a Raiva e de informação com esclarecimentos sobre a doença para a população.